Detalhes sobre a dinâmica da produtividade no home office e no trabalho remoto

O número de pessoas que estão aderindo ao home office só aumenta. Trabalhar de casa ou de um lugar alternativo significa menos custos e uma qualidade de vida maior.

Aqueles que não são familiares com o mercado podem questionar a produtividade no home office, e ter a impressão que por estar em um ambiente residencial o rendimento será menor.

A concentração e foco aqui são a chave para não cair nesse problema. As pessoas que fazem home office a um certo tempo já conseguem administrar bem o tempo e as atividades.

Em muitos casos o home office tem a produtividade ainda maior. Uma vez que o profissional está em seu espaço próprio, pode ter o foco e concentração total na atividade que está realizando. O fato de não ter muitas pessoas no mesmo local, interrompendo uma atividade ou pedindo alguma outra tarefa pode ajudar muito.

É importante o profissional que opta por trabalhar de sua própria residência ou escritório ter a consciência que precisará de muita disciplina para administrar o tempo e não deixar que tarefas pessoais atrapalhem a rotina profissional.

O home office significa uma melhor qualidade de vida, poder passar mais tempo em seu lar, estar próximo dos filhos e da família, poder fazer refeições em casa, entre outras vantagens. Mas para isso é essencial saber equilibrar todas as atividades e fazer cada uma em seu tempo.

O fator financeiro também é um ponto relevante do home-office. O profissional tem gastos mais reduzidos, principalmente se já tiver um bom plano de internet em sua casa. Realizando as atividades profissionais de casa não há gastos com aluguel, transporte e outros itens como luz e água são despesas regulares da residência.

O transito é um item importante que pode influenciar no rendimento diário e na qualidade de vida. Por exemplo, em uma cidade como São Paulo não é nenhum absurdo as pessoas levarem 1 hora, 1 hora e meia ou até 2 horas para chegar ao trabalho! Isso tem um impacto direto no dia a dia e na disposição do funcionário. Imagina poder reverter esse tempo em horas produzindo.