Sempre falamos aqui do crescimento do trabalho remoto e home office no mundo todo. Agora vamos a um exemplo prático que aconteceu com uma grande empresa.

A Automattic, empresa que é dona da plataforma de blogs WordPress, anunciou que está fechando seu escritório e agora todos os funcionários podem trabalhar de onde quiserem.

O escritório ficava em São Francisco, na Califórnia, era sede da empresa há sete anos, um lugar bem amplo e agradável com cerca de 1400 metros quadrados.

Porém, dos 30 funcionários que vivem na cidade, apenas 5 frequentavam o escritório todo dia, o resto já trabalhava remotamente. A partir disso o presidente da empresa viu que não valia mais a pena pagar o aluguel.

Os funcionários da empresa agora podem trabalhar de casa, de um escritório conjunto ou até de um café, se preferirem! As reuniões são todas feitas pela internet e o contato através de um chat.

Duas vezes por ano, toda a equipe se encontram para uma reunião geral onde alinham os objetivos, metas e estratégias da empresa.

A Automattic tem cerca de 550 funcionários espalhados pelo mundo inteiro. Todos podem trabalhar de onde quiserem e até recebem uma ajuda de custo caso queiram frequentar espaços de co-working.