Dicas e informações sobre como manter o foco, bom desempenho e alta produtividade trabalhando de maneira remota, o popular home office

Muitas empresas já utilizam o modelo Home Office para o trabalho. O funcionário indo alguns dias na empresa e outros dias trabalhando em home office, por exemplo.

Alguns já estavam habituados, contribuindo para a diminuição do trânsito, qualidade de vida , excesso de reuniões presenciais. A busca do equilíbrio.

Mas para uma grande parcela dos profissionais no Brasil esse formato de trabalho remoto é novo.  Existem muitas dúvidas, principalmente em relação ao espaço físico, horários, dinâmica, ferramentas, tudo isso relacionado à produtividade e desempenho trabalhando de um local diferente do escritório.

Abaixo algumas dicas e informações de como ser produtivo e eficiente trabalhando em home office:

Espaço

Importante a criação de um espaço mais isolado possível dentro de sua residência, que seja organizado, independente do restante da casa, um cantinho em seu quarto. O importante é manter o foco e evitar ao máximo possíveis distrações.

Manter tudo o que usa para trabalhar próximo é uma boa estratégia para manter o foco. A ideia é tentar reproduzir ao máximo o escritório, em sua casa.

Horários

Procure manter a mesma rotina como se tivesse que se deslocar até a empresa. Levante todos os dias no mesmo horário e faça suas tarefas já organizadas anteriormente dentro do horário comercial. Mantenha-se acessível para contato durante o expediente.

A listagem de tarefas diárias, e suas urgências, colabora com a administração do tempo. Estabeleça horários para as reuniões virtuais, checagem de e-mails, telefonemas e a sensação de controle surgirá diante das demandas.

Eu sei, a TV está ali, a cama, whatsapp pessoal, mas chamamos isso de desvio de foco e sua produtividade não será alta, cuidado!

Pausa

Manter a concentração é necessária durante o dia de trabalho, porém realizar pequenas pausas podem ajudar na produtividade, descanso da mente e ajudam na criatividade.

É claro que essas dicas e sugestões de rotina para quem está trabalhando de casa, também dependem muita a concentração e adaptação de cada pessoa. Tem muita gente que mesmo em um ambiente de trabalho colaborativo tem uma certa dificuldade com foco e concentração.

Além disso, é totalmente natural haver um certo período de adaptação a uma nova rotina, ambiente e dinâmica profissional, e cada um tem seu tempo para se adaptar a ela.

Como profissionais e especialistas na área de Secretariado Remoto, sabemos de como é importante manter a produtividade e desempenho trabalhando de home office.

A tendência é cada vez mais esse formato crescer e mais empresas e pessoas se familiarizarem com a dinâmica do trabalho remoto.

Independente de acontecimentos, crises financeiras ou de saúde, a tendência do home office, seja integral ou parcial, já estava em crescimento.

Isso muito devido a visão de empresas de entender que isso pode significar uma economia de gastos e também dos funcionários pensando em ter uma rotina mais flexível e poder cuidar mais da saúde mental e física.

Claro, isso tendo a mesma produtividade e entregando o mesmo trabalho