Conheça os principais serviços e atividades que podem ser realizadas para profissionais da área da saúde


A área da saúde é uma das que mais utiliza e demanda os serviços de secretariado remoto e de um assistente virtual. É uma área que sempre existiu e sempre existirá a demanda e, independente da situação, somos todos diariamente gratos por esses profissionais e dependemos de seus trabalhos.

Médicos que possuem consultório próprio, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, homeopatas, terapeutas de ayurveda, são alguns especialistas que podem contar com as tarefas e atividades de uma secretária remota.

É importante lembrar que essa não é a unica área profissional que o secretariado remoto atende. Empresas ou profissionais de outros setores como financeiro, comercial, marketing, startups, tecnologia também tem sua demanda de trabalhos remotos contínuos ou pontuais.

Algumas empresas de secretariado têm o foco em uma determinada atividade, por exemplo, no atendimento de ligações e agendamento. Porém essa não é a única tarefa que pode ser exercida para quem trabalha na área da saúde, existem diversas outras que variam com a especialidade e negócio de cada profissional. Vamos detalhar abaixo algumas das atividades:

Atendimento Telefônico

Como mencionado acima, essa talvez seja a principal tarefa solicitada para secretárias remota e assistentes virtuais. Basicamente seria o trabalho realizado por recepcionistas que atuam fisicamente em uma clínica ou consultório, o atendimento de ligações de pacientes e a marcação ou alteração de consultas.

Esse serviço com um profissional remoto pode ser realizado pela contratação de um número virtual, por exemplo telefonia VOIP ou PABX. E um alerta de spoiler, o Whatsapp também vem ganhando espaço como novo meio de comunicação dos médicos com seus pacientes!

Gestão de Agenda

Semelhante ao atendimento geral ao cliente (pacientes), porém uma atividade um pouco mais elaborada que já exige um trabalho mais próximo. A demanda e exigência das atividades varia muito de acordo com a rotina de cada profissional, mas para médicos que realizam outras atividades além de consultas (exemplo: palestras, congressos, cirurgias, viagens, aulas, etc.) a gestão de agenda demanda mais tempo e se torna uma tarefa a parte.

Marcação de Cirurgias

A marcação de cirurgias não é simplesmente como a marcação de uma consulta, envolve diversas partes e setores. É necessário realizar contatos e coordenar tudo com paciente, médico, convênio ou plano de saúde, hospital, anestesistas ou equipe médica adicional.

Relacionamento com convênios médicos e plano de saúde

Se o médico ou profissional da área de saúde trabalha junto a algum convênio, a intermediação desse contato pode ser designado a uma secretária remota. Atualização de dados, cadastro em rede credenciada, agendamentos, questões financeiras gerais são alguns exemplos.

Rede Sociais

A gestão ou criação de conteúdo para rede sociais é uma demanda que vem crescendo. Muitos profissionais da área da saúde estão enxergando nas mídias sociais uma ferramenta para dialogar não só com pacientes mas também com o público geral. Além de divulgar os serviços é uma oportunidade para dar conteúdo a quem necessita, principalmente com assuntos gerais e auto cuidado no dia a dia.

Acompanhamento de Glosas

Glosa médica é um item que nem todo mundo conhece, mas quem precisou sabe que seu processo pode ser complexo. Uma glosa, resumindo, é um ajuste de cobrança por serviço realizado, podendo ser administrativa ou técnica. É uma atividade que envolve a área financeira e necessita o acompanhamento junto a hospitais e planos de saúde.

Os serviços remotos e atividades para médicos e profissionais da área da saúde podem ir muito além do convencional, e essencial, atendimento de ligações e agendamento de consultas. Dependendo da capacitação e serviços oferecidos pelo profissional existe uma grande diversidade de atividades que uma secretaria ou assistente remota pode realizar.

O que foi listado acima são apenas alguns dos principais exemplo. Mas essas atividades são totalmente flexíveis e adaptáveis a necessidade de cada profissional.

A SOMA tem uma grande, e longa, experiência na prestação de serviços para a área de saúde. Desde o atendimento a clientes em geral até a gestão de redes sociais. Já realizamos serviços e projetos para médico cirurgião, doula (assistente de parto), executivo de convênio médico e dentistas.

Entra em contato com a gente, com certeza podemos ajudar com nossos serviços ou dúvidas gerais